Compensação para Localizações Variadas da Peça de Trabalho: Estratégia de Referenciamento
Em muitas situações, a peça de trabalho a ser processada está localizada em uma posição que não é aquela que modelo - criado, por exemplo, após ensinar as posições de aperto - assume. Essas situações podem ocorrer, por causa da instalação da linha de montagem ou porque a operação foi realizada em uma mesa móvel. É possível configurar o software ILG para compensar a variação da localização da peça de trabalho comparada ao sistema ILG, dependendo da aplicação.
A funcionalidade de compensação é chamada Referenciamento.
O software ILG fornece diferentes opções para a instalação do Referenciamento:
Estática: a peça de trabalho é introduzida na mesma localização em cada ciclo.
Todas as caixas das Posições de Referência na aba Avançada da caixa de diálogo Propriedades da Peça de Trabalho devem estar vazias.Referenciamento de Um Ponto: a peça é introduzida em diferentes localizações lineares. O Referenciamento de Um Ponto permite que a peça se desloque linearmente em qualquer um dos eixos: X, Y ou Z.
Um exemplo típico é a linha de montagem, em que a peça de trabalho para na estação em posições um pouco diferentes.
Para utilizar o Referenciamento de Um Ponto para um determinado modelo de peça de trabalho, insira a ID da Posição de Aperto 1 definida para a peça de trabalho como Posição de Referência 1 na aba Avançada da caixa de diálogo Propriedades da Peça de Trabalho.
Por isso, antes de qualquer operação na peça de trabalho, o operador deve puxar o gatilho da ferramenta nesta posição em particular.Referenciamento de Dois Pontos: a peça é introduzida em diferentes posições lineares e girada em torno de um dos eixos.
Um exemplo típico é quando a peça de trabalho chega à estação ILG em uma mesa móvel.Para utilizar o Referenciamento de Dois Pontos para um determinado modelo de peça de trabalho, forneça o eixo em torno do qual a rotação é esperada. Depois, insira as IDs das posições das duas posições aperto definidas para a peça de trabalho, como Posição de Referência 1 e Posição de Referência 2 na aba Avançada da caixa de diálogo Propriedades da Peça de Trabalho.
Assim, antes de qualquer outra operação na peça de trabalho, o operador deve puxar o gatilho da ferramenta nessas posições em particular, na ordem especificada.Referenciamento de Três Pontos: a peça é introduzida em diferentes localizações ao longo de todos os eixos. O Referenciamento de Três Pontos permite que a peça seja deslocada linearmente e gire em qualquer um dos eixos: X,Y ou Z - todos os seis graus de liberdade.
Para utilizar o Referenciamento de Três Pontos para um determinado modelo de peça de trabalho, insira a ID da Posição de Aperto 1 definida para a peça de trabalho como Posição de Referência 1, Posição de Referência 2 e Posição de Referência 3 na aba Avançada da caixa de diálogo Propriedades da Peça de Trabalho.
Assim, antes de qualquer outra operação na peça de trabalho, o operador deve puxar o gatilho da ferramenta nessas posições em particular, na ordem especificada.
Configurando a Estratégia de Referenciamento de 3 Pontos.
O procedimento Instalar Estratégia de Referenciamento de Três Pontos funciona melhor se os três pontos estiverem o mais afastados possível em ambas as coordenadas do plano geométrico.
No modo Configuração, na página Posições de Aperto, selecione uma peça de trabalho existente na lista Posições de Aperto. Depois, selecione o botão Editar no canto superior esquerdo.
A janela pop-up Grupo se abre.Na aba Avançada, insira as IDs das três posições de aperto definidas para a peça selecionada como Posição de Referência 1, Posição de Referência 2 e Posição de Referência 3.
Se uma estratégia de referência é utilizada para uma peça de trabalho, o processo sempre começa com o referenciamento. No início do processo, somente os pontos de referência na peça de trabalho aparecem. Somente após operador capturar todas as posições de referência, as posições do fixador são exibidas e ele pode ser fixado.