Procedimento de Tensionamento de Parafusos
Antes de aplicar pressão ao sistema
Leia e entenda as Instruções de Segurança fornecidas com o produto.
Certifique-se de que conhece a operação correta da unidade de bomba hidráulica.
Certifique-se de que conhece a pressão máxima de trabalho do tensionador.
Certifique-se de que conhece o movimento máximo do pistão do tensionador (Consultar a estampagem nas células de carga do tensionador).
Certifique-se de que conhece a pressão de trabalho exigida que deve ser aplicada ao tensionador.
Os olhais de içamento e as abraçadeiras das ferramentas devem ser verificados antes do uso. Verifique se há trincas ou qualquer outro dano visível. Cintas de içamento ou parafusos-olhais que apresentarem danos não devem ser usados.
Pronto para Tensionamento


Nas ilustrações a seguir, as mangueiras hidráulicas Link foram removidas para fins de clareza.
Feche a válvula de parada na unidade da bomba e pressurize o sistema conforme a pressão exigida. Monitore a pressão continuamente ao longo de todo o processo. Quando a pressão-alvo for atingida, pare a bomba (Mantenha a pressão). Nessa etapa, o parafuso será inicialmente carregado com a carga sendo mantida pelo tensionador. O pistão do tensionador será estendido e a porca do flange se elevará da superfície do flange.
Não exceda o curso máximo do pistão do tensionador (uma faixa vermelha ficará visível à medida que o curso máximo do pistão se aproxima).
Verifique o manômetro da bomba para garantir que a pressão seja se firmemente mantida. Quando a pressão estiver estável, aproxime o tensionador e, usando a alavanca de parafuso, gire a porca (pelas janelas de acesso do tensionador), de volta para baixo até a face da junta. Posicione a porca firmemente contra a junta usando um martelo de borracha e uma alavanca de parafuso. Se a porca não estiver assentada com firmeza, o procedimento de tensionamento demorará muito mais para ser concluído. Não importa em qual ordem as porcas são apertadas, mas sim garantir que nenhuma seja esquecida. Recomenda-se que elas sejam apertadas em sequência.
Agora repita o procedimento de tensionamento desde a Etapa 1. A primeira pressurização foi usada para “assentar” os parafusos e porcas do flange. Isso é importante para maximizar a quantidade de carga do parafuso retido. Repita a partir da Etapa 1 uma terceira vez.
Libere a pressão da Unidade da Bomba hidráulica e, assim que o óleo tiver retornado, desconecte todas as mangueiras Link hidráulicas, mangueira Link cruzada e linha descendente. Libere a porca de reação bipartida e remova todas as ferramentas de tensionamento de parafusos.
Assim que o equipamento de tensionamento estiver implantado no topside, feche todos os êmbulos do pistão, prontos para o próximo uso.