Protocolo Aberto

Configurando um Protocolo Aberto

  1. No espaço de trabalho da Estrutura da planta selecione um controlador .

  2. Selecione a aba Estação Virtual .
    A visão geral da estação virtual exibe uma lista de estações virtuais para o controlador selecionado. A lista fica vazia, se não forem criadas estações virtuais.

  3. Clique duas vezes em uma estação virtual para abrir uma configuração existente ou selecione Adicionar para criar uma nova configuração de estação virtual.

  4. Selecione Configurar no menu Protocolos .

  • A chave de configuração Protocolo aberto da estação virtual permite a um usuário ativar ou desativar comunicação de Protocolo aberto entre uma estação virtual e o integrador, que faz parte do equipamento de controle de fábrica.

    O Protocolo aberto utiliza a mesma conexão Ethernet de fábrica do controlador usada na configuração ou na entrega de resultados de aperto.

    Cada estação virtual é identificada de maneira exclusiva por um número de porta. Para cada estação virtual que utiliza o protocolo aberto, deve-se inserir um número de porta no campo Porta .

  • Se o protocolo aberto for utilizado para selecionar a tarefa, Definição de desconexão controla as ações a serem realizadas quando se perde a comunicação entre a estação virtual e o cliente.

    • Nenhum: Se o sistema perder conexão com o Protocolo Aberto do cliente, nenhuma ação será realizada e qualquer tarefa selecionada poderá continuar em operação normal.

    • Cancelar atribuição de tarefa: Se o sistema perder a conexão com o Protocolo Aberto, a tarefa selecionada será desmarcada e a ferramenta não será bloqueada.

      • Se ocorrer um erro de protocolo aberto, o aperto atual é encerrado e a tarefa termina. A tarefa atual é desmarcada na estação virtual.

      • Se ocorrer um erro de comunicação, o aperto atual é encerrado e a tarefa termina. A tarefa atual é anulada, mas não desmarcada na estação virtual.

    • Bloquear ferramenta ativo alto: Se o sistema perder a conexão com o Protocolo Aberto, a ferramenta não será bloqueada.

      • Quando a conexão do Protocolo Aberto é restaurada, a ferramenta permanece bloqueada. Para retomar a operação ao normal, a ferramenta precisa ser desbloqueada com a utilização do MID 0043 (Ativar ferramenta) ou do sinal de E/S Desbloqueio-mestre.

      • A tarefa não será desmarcada quando a opção Bloquear ferramenta for selecionada.

    • Sempre bloquear a ferramenta: Se o sistema perder conexão com o Protocolo Aberto, a ferramenta será bloqueada, independentemente da tarefa utilizada ser ou não selecionada por meio do Protocolo Aberto.

      • Ao ser restaurada a conexão de Protocolo Aberto, o Programa de aperto e a Tarefa de sequência precisam ser selecionados para retomar a operação normal.

      • Quando a conexão de Protocolo Aberto é restaurada, a ferramenta permanece bloqueada. Para retomar a operação normal, a ferramenta precisa ser desbloqueada com a utilização do MID 0043 (Ativar ferramenta) ou do sinal de E/S Desbloqueio-mestre.

  • A definição do contador herdado conta todos os apertos em uma sequência e transmite esse número a sistemas secundários. Para ativar essa definição, defina Usar contador herdado como Ativo.

  • O Índice do SoftPLC é utilizado para mapear onde na memória compartilhada os comandos do Open Protocol (Protocolo Aberto) precisam ser gravados. O valor-padrão é 1, mas é possível inserir valores de 1 a 6.

     

Como o valor-padrão do Índice do SoftPLC é sempre 1 e nenhuma verificação é realizada para conferir se ele está em uso, é possível que você tenha configurado o sistema, de modo que o mesmo índice é configurado diversas vezes ao adicionar Estações virtuais. Nesse caso, não será possível ao Soft PLC determinar de que Estação Virtual provém o MID de entrada.