Visão geral do Fieldbus

Um sistema típico de controle de gerenciamento de fábrica que utiliza comunicação Fieldbus pode parecer com a figura a seguir quando se comunica com um controlador.

Sistema de comunicação Fieldbus

A

Fieldbus mestre (SoftPLC)

B

Cabeçalho do quadro

C

Dados do usuário destinados ou provenientes de diversas estações em Processar estrutura de dados

D

Estação virtual

E

Controlador com diversas estações virtuais

Um Fieldbus mestre, em geral um SoftPLC, troca informações com um inúmeros nós remotos, denominados Fieldbus subordinados. Um mestre se comunica com um único subordinado por vez. O mestre transmite uma estrutura ao subordinado e recebe outra estrutura em resposta.

O SoftPLC transmite dados a controlador que pode conter dados de identificação, informações de seleção de tarefas e outros sinais.

Um controlador envia respostas ao SoftPLC que pode conter sinais de eventos, sinais de status, resultados de apertos e outros sinais.

A conexão física de transmissão depende do tipo de Fieldbus selecionado. Uma transmissão consiste de um Cabeçalho de quadro, que contém informações de endereço, e um Quadro de dados de processo, que contém todos os dados.

Se o controlador for compatível com estações virtuais, é importante direcionar a informação correta a cada estação virtual. O Quadro de dados de processo pode conter um ou mais Mapas Fieldbus, um para cada estação virtual.