Operando a Ferramenta

Para dar partida à ferramenta, gire o indicador da válvula tubular aproximadamente até a metade do intervalo de operação. Caso necessário, sacuda levemente a caneta contra a bancada para iniciar o pistão. Após iniciar, ajuste a válvula tubular para a velocidade de operação. A caneta fará uma marcação na profundidade desejada.

  • Para ligar a ferramenta, gire a válvula tubular no sentido horário.

  • Para desligar a ferramenta gire a válvula tubular no sentido anti-horário.

Ligando a ferramenta

Esta ferramenta pode marcar materiais tão duros quanto RC 64 Ao marcar materiais com essa dureza, você deve regular o impacto da caneta com a válvula borboleta, de modo que a caneta faça uma marcação legível e nada além disso. Se a caneta for acionada com mais força ao trabalhar com materiais muito duros, há o risco de desgaste excessivo e quebra da ponta da caneta.

Ao operar a ferramenta, não se apoie no trabalho nem faça a caneta escavar. Guie a ferramenta e deixe a caneta fazer o trabalho. A ferramenta deve ser segura aproximadamente a 15° da perpendicular à superfície de trabalho, para escrever suavemente e minimizar o excesso de força na lateral da ponta da caneta.

Ao usar um cinzel, é necessário apoiar a ferramenta contra o trabalho, como se estivesse trabalhando com um martelete rompedor. Use a ferramenta em plena aceleração com materiais mais macios e ajuste a velocidade ao trabalho variando o ajuste da aceleração. Asim, o operador fica em pleno controle da ferramenta. A quantidade de força que o operador exerce na ferramenta afeta diretamente o golpe do cinzel. Aplicar uma força mais suave ao iniciar o trabalho resulta em um bom controle da ferramenta.