Fluido Hidráulico
O comportamento "em serviço" de um equipamento hidráulico depende muito da qualidade e das características do fluido hidráulico selecionado. A escolha da especificação e da viscosidade do fluido hidráulico devem ser baseadas nas condições de utilização, tendo em conta vários fatores como os seguintes:
A faixa de temperatura ambiente.
A faixa de viscosidade do óleo definido para o equipamento.
A aplicação (gama de pressões, fontes de contaminação do fluido hidráulico, o tipo de bomba…)
A facilidade de obter uma substituição adequada ou um fluido hidráulico equivalente.
Em geral, fluidos hidráulicos recomendados para este tipo de equipamento hidráulico portátil devem ser fabricados de acordo com as seguintes especificações:
AFNOR NF E 48-603 HV
ISO 6743/4 HV
DIN 51524/ P3 HVLP
É sempre recomendável utilizar fluidos com um elevado índice de viscosidade (I.V. > 140) para assegurar uma boa estabilidade sob uma ampla variedade de temperaturas. O usuário pode cobrir um amplo intervalo de temperaturas utilizando o TOTAL Quivis ZS ou Maximizer fluids de alto I.V. Consulte o quadro apresentado abaixo para a seleção do óleo hidráulico
Para climas árticos, recomendamos um fluido como o TOTAL XLT 22, que permite uma boa partida abaixo de -20 ºC. Para aplicações com condições de serviço críticas, restrições ambientais, ou similares, entre em contato com a Atlas Copco para selecionar o fluido hidráulico apropriado para cada serviço.