Instruções Operacionais
A bomba SP1500 foi projetada para trabalhar com tensionadores hidráulicos. Antes de operar a bomba, verifique a pressão máxima do tensionador e da mangueira, bem como a compatibilidade entre os conectores.
Verifique SEMPRE o estado geral do equipamento antes de conectá-lo à alimentação geral, para detectar possíveis danos, tanto na bomba quanto no circuito hidráulico.
Verifique se o circuito hidráulico está bem fechado e se os dispositivos de aperto estão corretamente colocados nos parafusos para serem apertados.
Verifique se o pessoal envolvido no processo de aperto está alerta e se utilizam o equipamento de proteção individual adequado.
Conecte a ferramenta à alimentação geral. Note que ao usar um gerador autônomo, ele deve fornecer no mínimo 16 KVA. Consulte a seção Principais Requisitos de Alimentação Geral para obter mais detalhes.
Confirme se a chave de parada de emergência está liberada.
Gire a válvula reguladora de pressão no sentido anti-horário para assegurar que, no momento inicial, a pressão não alcance um valor indesejável.
Ligue a bomba hidráulica: Ligue o motor pressionando o botão VERDE. A bomba funcionará inativa, pronta para aumentar a pressão.
Defina a pressão de trabalho: Para regular a pressão-alvo, pressione e mantenha pressionado o botão VERDE do controle remoto pendente e gire a válvula reguladora de pressão progressivamente no sentido horário. Aumente a pressão até ter atingir o valor requerido.
Após o ajuste da pressão de trabalho, a bomba pode ser operada de duas formas:
MODO CONTÍNUO: A bomba permanece ligada e compensa automaticamente a queda de pressão no circuito, provocada pela dilatação ou pequenos vazamentos. Este modo de operação pode ser utilizado MANTENDO-SE pressionado o botão VERDE.
MODO ESTÁTICO: Após a bomba atingir a pressão de trabalho, pressione o botão VERDE com a frequência necessária para que o intensificador compense a pressão.
Para aliviar a pressão do circuito:
Enquanto a bomba estiver ligada, pressione o botão VERMELHO do controle remoto pendente para ativar a válvula de alívio, o que permite o retorno do óleo ao tanque. A válvula permanece aberta por dois segundos neste modo para permitir o retorno do óleo. Depois disso, a válvula não é mais ativa e o motor permanece funcionando inativo.
A pressão também é aliviada durante o tempo em que o botão VERMELHO permanece pressionado. Isso é útil quando os dois segundos predefinidos não são suficientes para o recolhimento total dos tensionadores em seu curso.
Pressione a chave de parada de emergência a qualquer momento. Neste estado, o alarme da caixa de controle será ativado; a tela do módulo lógico fica piscando na cor vermelha. A bomba permanece neste modo por seis segundo, aliviando a pressão e, após esse período, o motor desliga.
Para desligar a bomba hidráulica:
Desligue a bomba pressionando o botão VERMELHO uma segunda vez após o alívio da pressão.
Após pressionar a chave de parada de emergência, a bomba hidráulica desligará após a pressão ser aliviada durante seis segundos.