Criando uma Posição

Em uma situação mais simples, um determinado modelo de peças de trabalho contém apenas posições de aperto.
É possível adicionar posições de aperto à peça de trabalho por meio de diferentes procedimentos.

Criação Manual das Posições Aperto

  1. No modo Configuração, na página Posições de Aperto, na lista Posições de Aperto selecione uma peça de trabalho ou grupo/nível existente. Depois, no canto superior esquerdo, selecione o botão Adicionar Posição.
    A janela pop-up Posição se abre.

  2. Na aba Posição, insira e selecione os parâmetros:

    • ID: insira o string identificador exclusivo da posição.
      Todas as IDs devem ser exclusivas de uma maneira global, de modo que nenhum outro grupo ou posição possa ter a mesma ID.

    • X/Y/Z: insere a localização física da posição de aperto. Essa localização é em geral reutilizada também para habilitar e desabilitar volumes e para calcular a posição da imagem na visualização da peça de trabalho.

    • P-Set insere o parâmetro de aperto definido, que é selecionado para esta posição.

    • Desabilitado:

    • Ferramentas: atribui a ferramenta necessária à Posição. Nenhuma ferramenta significa todas as ferramentas.

  3. Na aba Volume, insira e selecione os parâmetros do volume:

    Cada posição de aperto tem uma tolerância que permite que a ferramenta opere dentro da área chamada Habilitando Volume. Um outra tolerância, chamada área Desabilitando Volume, é utilizada para não mais permitir que a ferramenta opere.

    • Parâmetros Habilitando Volume: habilitam a ferramenta de aperto na posição especificada.

    • Parâmetros Desabilitando Volume: além dos parâmetros Habilitando Volume, é possível fornecer um aumento de volume dos parâmetros Habilitando Volume. por meio dos parâmetros Desabilitando Volume.

    Para mais informações sobre volumes, consulte o parágrafo Tipos de Volumes.

  4. Na aba Parafuso defina a posição da imagem e o raio de exibição do parafuso na imagem. Se os parâmetros não forem especificados, a localização da imagem é calculada a partir da transformação da peça de trabalho: além disso, o raio é 10, por padrão.

  5. Na aba Avançado, insira e selecione os parâmetros avançados:

    • Gerenciamento de rejeições

      • Novas Tentativas: seleciona quantas novas tentativas são permitidas para posições de aperto

      • Ignorar um NOK: seleciona se uma posição de aperto pode ser ignorada.

    • Sistema de Coordenadas

      • Utilize coordenadas absolutas: mais utilizado para a posição inicial da ferramenta. Se necessário, selecione a referência ao Sistema Cartesiano que utiliza o eixo x, o eixo y, e o eixo z para estabelecer um ponto a uma determinada distância de uma origem comum.

      • Condição da Geometria: o identificador da condição da geometria permite segmentos condicionais na geometria. As condições geométricas atribuídas em uma posição individual requerem que o grupo que contém esta posição seja configurado em uma ordem de aperto forçada.

      • Posição Nº: se configurado, reenvia ao controlador de apertos.

  6. No canto inferior direito da janela pop-up Posição, selecione Salvar.

  7. Repita o procedimento Criando uma Posição - Criação Manual das Posições de Aperto, tantas vezes quantas posições de aperto forem necessárias.

Ensinando e Copiando

Para adicionar posições de aperto à peça de trabalho pelo procedimento Ensinando e Copiando, é obrigatório que o modelo da peça de trabalho já esteja criado.

  1. No modo Configuração, na página Posições de Aperto, ensine as posições de aperto do modelo da nova peça de trabalho - para mais informações, consulte o parágrafo Ensinando Novas Peças de Trabalho.

  2. Confirme se um novo grupo é criado automaticamente. As posições de aperto ensinadas estão no grupo criado.

  3. Copie as posições de aperto ensinadas para as peças de trabalho necessárias. Depois, exclua-as

  4. Exclua o novo grupo que foi automaticamente criado e que continha as posições de aperto ensinadas.

  5. Se necessário, edite os parâmetros das posições aperto.

Ensinando e Renomeando

Para adicionar posições de aperto à peça de trabalho pelo procedimento Ensinando e Renomeando, é obrigatório que o modelo da peça de trabalho já esteja criado.

  1. No modo Configuração, na página Posições de Aperto, ensine as posições de aperto do modelo da nova peça de trabalho - para mais informações, consulte o parágrafo Ensinando Novas Peças de Trabalho.

  2. Edite os parâmetros do grupo para permitir que ele seja um modelo de peça de trabalho.

Criando e Ensinando Novamente

  1. No modo Configuração, na página Posições de Aperto, na lista Posições de Aperto selecione uma peça de trabalho ou grupo/nível existente. Depois, no canto superior esquerdo, selecione o botão Adicionar Posição.
    A janela pop-up Posição se abre.

  2. Edite todos os parâmetros das posições de aperto, mas não insira as coordenadas X/Y/Z.

  3. Repita o procedimento Criando uma Posição - Criando e Ensinando Novamente, tantas vezes quantas posições de aperto forem necessárias.

  4. Ensine novamente todas as posições de aperto - para mais informações, consulte o parágrafo Ensinando Novamente Posições Únicas.

    Ensinar de novo uma posição única não é um processo, é uma ação de apenas uma vez, então ela não deve ser finalizada especificamente.