Procedimento de alívio do tensionamento
Ao realizar o alívio do tensionamento, normalmente a pressão específica da ferramentas não está disponível, pois nem sempre é possível calcular a pressão na qual a porca do flange irá se liberar. Como uma orientação, se as pressões originais de aperto do parafuso do flange estiverem disponíveis, a pressão do alívio de tensionamento normalmente é marginalmente mais elevada do que a pressão de tensionamento original (mas nem sempre).

A pressão máxima que pode ser aplicada foi calculada para garantir que 95% da tensão de escoamento do material do parafuso não sejam excedidos ou a pressão máxima da ferramenta não seja excedida, adotando-se o que for mais baixo. A bomba deve ser predefinida para alcançar isso.
Monte as ferramentas de tensionamento nos parafusos. Com a porca de reação totalmente apertada e assentada no pistão, solte a porca de reação com uma volta e meia. Isso impedirá que a porca de reação fique travada no pistão quando a tensão do parafuso for liberada.
Insira uma alavanca de parafuso pela janela de acesso do tensionador e dentro de um orifício na porca sextavada do flange. Aplique a pressão hidráulica ao sistema até que a porca do flange possa ser girada, garantindo que o pistão não exceda o curso máximo ou a pressão do sistema não exceda a pressão máxima permitida.
Gire de volta cada porca do flange uma volta completa.
Alivie a pressão do sistema e verifique se as porcas do flange ainda estão livres para girar.
Remova os tensionadores de parafusos.