Detecção de Precoce de Perda de Torque
O programa de aperto se desloca de Rundown para aperto quando há o encosto da cabeça do parafuso e o torque aumenta rapidamente. Esse ponto é denominado Torque de Rundown e é definido ao ser atingido o valor do torque definido.
Para um aperto correto, supõem-se que o torque aumenta. Se o torque diminuir, pode-se supor o seguinte:
O soquete escorrega na cabeça do parafuso enquanto o acionador da ferramenta ainda está pressionado. A ferramenta detecta uma rápida redução no torque e continua a girar de acordo com sua definição de velocidade.
O parafuso se quebra enquanto o acionador ainda está pressionado. A ferramenta detecta uma rápida redução no torque e continua a girar de acordo com sua definição de velocidade.
Se for detectada uma redução no torque nessa fase, proceda da seguinte maneira:
Salve o último valor de torque antes que seja detectada uma redução.
Inicialize um temporizador de detecção.
Prossiga com o aperto e meça o torque.
Se o torque aumentar e atingir o nível salvo e continuar a aumentar de acordo com o programa, dentro do período de tempo definido, prossiga normalmente com o aperto.
Se a perda de torque continuar até o final do período de tempo definido, perto é considerado NOK.
Se a ferramenta detectar a perda de torque, ela continua a girar livremente até ser pressionado o acionador da ferramenta. O aperto é encerrado quando o operador libera o acionador e o resultado é relatado com o motivo detalhado do NOK = perda prematura de torque detectada.