Configurações da Rede
Definições de rede: A página Rede contém a definição do Single IP, definições de configuração de várias sub-redes, e a definição do balanceador de carga externo. O Single IP deve ser configurado quando um cluster é utilizado, mas é opcional para uma instalação de nó único. O Single IP não pode ser o mesmo que outros endereços IP utilizados por qualquer servidor para executar o cluster. Dois protocolos de roteamento, o BGP (Border Gateway Protocol) e o OSPF (Open Shortest Path First), permitem configurações de várias sub-redes. Selecione um protocolo de roteamento para permitir a utilização de um Single IP de uma sub-rede diferente para o ToolsControl. O BSP ou o OSPF deve ser configurado caso os nós estejam em subredes diferentes na rede, por exemplo, quando há roteadores entre os nós.
Sub-rede múltipla: Para acessar várias opções de sub-rede, um dos dois protocolos de roteamento deve ser selecionado primeiro. Os protocolos suportados são o BGP e o OSPF. Essa escolha depende do que os roteadores na rede suportam. Independentemente da opção escolhida, a configuração precisa corresponder à configuração nos roteadores, sendo realizada por nó, o que significa que haverá uma coluna para cada nó no cluster. Ao alterar o número de nós, as opções de sub-rede múltipla precisam também ser atualizadas. Caso isso não seja feito, novos nós não poderão abrigar o Single IP, o que degradará o failover.
BGP: Ao selecionar BGP, há três campos obrigatórios para cada nó, endereço do roteador, e Número de Sistema Autônomo (ASN) do nó e do roteador. Todos os campos devem ser preenchidos para que as definições surtam efeito conforme pretendido. O ASN do nó pode ser o mesmo para todos os nós. O campo final, Senha MD5, é opcional. Junto com o ASN do roteador, este campo precisa corresponder à respectiva configuração do roteador. O roteador precisa também ser configurado para gerenciar o BGP e ter o endereço do nó/ASN do nó configurado como um vizinho BGP. OBGP possibilita adicionar um roteador secundário opcional.
OSPF: Ao selecionar OSPF, não há a necessidade de campos obrigatórios, o que é um resultado de como o protocolo funciona. Dois campos opcionais estão disponíveis em cada nó: endereço do roteador e senha MD5. Se o endereço do roteador estiver em branco, um OSPF com base em difusão será utilizado. Semelhante ao BGP, a senha deve corresponder à configuração do roteador, caso seja utilizado.
Balanceador de Carga Externo: esta opção requer um ambiente de cluster. Ao selecionar Balanceador de Carga Externo, não aparecem campos para configuração.