Trabalhando com o Sistema StepSync
Com a função StepSync é possível conectar diversos Controladores Power Focus 6000 em conjunto e executar apertos sincronizados. O primeiro controlador na configuração é denominado Referência de Sincronização e administra todos os apertos e relatos de dados. Controladores Power Focus 6000 são assim conectados a esta por meio de um cabo e são denominados Membros de Sincronização. Sua única função é administrar as ferramentas.
Referência de Sincronização
O controlador de Referência de Sincronização é o cérebro do sistema. Ele administra as definições de aperto e todos os relatos de dados. Administra também a configuração do sistema como um todo e a conexão com o ToolsTalk 2 e o ToolsNet. Todos os acessórios ou os Fieldbus são conectados diretamente à Referência de Sincronização
Membro de Sincronização
O controlador do Membro de Sincronização funciona como um acionamento fictício. A parte de TI não funciona e não é possível conectar nenhum acessório externo ou protocolos a um Membro de Sincronização. Cada Membro de Sincronização apresenta um número a ele designado (2 a 6). O número do canal é utilizado para identificar a ferramenta e o acionamento dentro da Configuração de Layout de Hardware e também para um relato de resultado. Também é utilizado em eventos de erro para possibilitar a identificação de partes defeituosas.
Apertos
É possível executar somente programas de aperto de múltiplas etapas. São utilizados pontos de sincronização para poder sincronizar as ferramentas entre si. Nesses pontos, as ferramentas esperarão umas pelas outras antes de prosseguir para a próxima etapa no programa de aperto. Um programa de aperto por conter até 10 etapas (sem contar com os pontos de sincronização). Não são permitidos reparos nem caminhos de terminação.
Licenças
A função StepSync é um recurso do Sistema de gerenciamento de funcionalidades - FMS. Somente a Referência de Sincronização necessita de licença, o que possibilita trocar qualquer Controlador PF6000 em um Membro de Sincronização sem a necessidade de licenças adicionais. A licença do Sync Reference é um recurso complementar do controlador FMS.
Se a licença do Sync Reference for removida, o sistema continuará a operar sem interrupções. É ainda possível executar a produção, mas a cada hora o controlador verificará se há uma licença válida do Sync Reference. Se não for encontrada uma licença, uma mensagem de erro, a ser confirmada pelo usuário, será exibida no GUI.
Recursos do controlador, como Estratégias de Aperto de Baixa Reação e funções gerais do controlador, entre outros, precisam de licença distribuída por meio do Sistema de Gerenciamento de Funcionalidade (FMS). Embora a configuração de recursos seja possível sem licenças específicas, a atribuição e utilização de tais recursos exigirão que seja instalada a licença correta no controlador. Consulte Licenças (FMS) para informações mais detalhadas sobre licenças.