Desaperto

Se os fixadores estiverem muito corroídos ou tiverem sido submetidos a alta temperatura durante o serviço, o torque inicial (“break loose torque”) pode ser mais que o dobro do torque de aperto. Utilize uma ferramenta maior para o desaperto do que para o aperto. Para facilitar o desaperto, remova toda a oxidação com uma escova de aço e aplique óleo desengripante na porca, no parafuso e na superfície de apoio. Dar tempo suficiente para o óleo ser absorvido e penetrar antes de tentar desapertar o fixador.

Ao desapertar fixadores, pode haver uma liberação repentina de energia quando o fixador é liberado. Isso pode causar uma força de choque repentina na ferramenta. Para proteger os componentes da unidade de transmissão, não ultrapasse 90% da pressão máxima durante o desaperto. Caso 90% não desapertem o fixador, utilize uma ferramenta maior, se possível.

Nunca golpeie uma chave ou soquete com um martelo para ajudar em operações de desaperto.

  1. Defina o valor-alvo da pressão em 620 bares (9.000 psi).

  2. Coloque a ferramenta no fixador a ser desapertado. Empurre a ferramenta em direção à superfície de reação, até o braço de reação encoste no ponto de reação adequado.

    • A estrutura de reação deve ser rígida o suficiente para suportar a força de reação da ferramenta hidráulica.

    • Evite superfícies inclinadas, pois o braço de reação pode deslizar, causando carregamentos adversos e instabilidade da ferramenta.

    • Não utilize espaçadores soltos para criar uma estrutura de reação. Caso o braço de reação padrão não seja adequado, entre em contato com a Atlas Copco para obter orientações.

  3. Pressione e libere o botão Avançar [1] para dar partida à bomba.

  4. Apoie a ferramenta com a empunhadura auxiliar e confirme o seguinte:

    • O elo de catraca está totalmente engatado ao fixador sendo apertado.

    • O braço de reação está firmemente encostado na estrutura de reação.

    • A mangueira e os engates estão afastados das estruturas ao redor e estão livres para serem movimentados.

    Fique atento quando a ferramenta está recuando, pois você deve suportar o peso da ferramenta, especialmente em aplicações invertidas. Se a ferramenta não for suportada, ele pode cair da aplicação.

  5. Pressione e mantenha pressionado o botão Avançar [1] para a unidade de transmissão girar.

    A pressão aumentará até o torque inicial ser atingido, depois a pressão cairá, à medida que a unidade de transmissão gira e o fixador é solto.

    Quando o pistão atinge o final do curso, ocorre o seguinte:

    • A lingueta de reação emite um som de clique.

    • O elo de catraca para de girar.

    • A pressão aumenta até o valor-alvo definido.

      Isso não significa que o parafuso esteja totalmente desapertado, isso indica somente que a ferramenta está no curso total.

  6. Quando a ferramenta atinge o curso total, suporte a ferramenta e libere o botão Avançar [1] no controle remoto pendente. A ferramenta recua automaticamente. Quando a ferramenta está totalmente recuada, a lingueta da unidade de transmissão emite um som de clique.

  7. A ferramenta agora está pronta para ser utilizada novamente. Repita as etapas 4 a 6, até o fixador estar completamente desapertado.

  8. Pressione o botão Parar [0] no controle remoto pendente para parar a bomba.

Desaperto