Balanceador de Carga Externo

As instalações do cluster do ToolsControl sempre utilizam o balanceamento de carga interno, que balanceia a carga da CPU. Para informações sobre o que é o balanceamento de carga, consulte Balanceamento de Cargas (Balanceamento de Carga). Também é possível utilizar um balanceador de carga externo que balanceia a carga da rede.

Pré-requisitos

Para utilizar o balanceador de carga externo, o ToolsControl deve ser instalado como um cluster. Para mais informações sobre o processo de instalação do ToolsControl, consulte Instalando o sistema (Instalando o Sistema).

Quando o ToolsControl é instalado como um cluster, três nós são instalados por padrão. Cada nó pode ser instalado em uma subrede independente. O balanceador de carga externo pode ser ativado e configurado após os nós serem instalados e reiniciados.

Ativando o Balanceador de Carga Externo

  1. Acesse Definições > Rede.

  2. Na caixa SingleIP, insira o endereço IP virtual do balanceador de carga externo.

  3. No menu Modo de publicação, selecione Balanceador de carga externo.

Configurando o Balanceador de Carga Externo

Quando o balanceador de carga externo é ativado no Portal ToolsControl, a publicação e a propriedade do SingleIP devem ser manipuladas pela infraestrutura da rede e não podem ser manipuladas pelo ToolsControl. Deve ser utilizado um balanceador com a conversão de endereços de rede (NAT) e o DSR (Retorno de Servidor Direto). Esta seção descreve a NAT e o DSR em relação ao ToolsControl.

NAT total

Determinados tráfegos devem ser balanceados utilizando-se NAT total, também conhecida como SNAT. Neste caso, o endereço IP da fonte é o mesmo que o endereço IP do balanceador de carga. O tráfego de retorno é mascarado, o que significa que as respostas do ToolsControl retornam por meio do balanceador de carga. Utilize a NAT total por padrão para todo tráfego TCP, incluindo HTTP, HTTPS e Open Protocol, exceto para tráfego de equipamentos da Atlas Copco. Para uma lista de equipamentos da Atlas Copco, consulte a seção Retorno de Servidor Direto mais adiante nesta página.

Retorno de Servidor Direto

Determinados tráfegos devem ser balanceados utilizando o DSR, também conhecida como Roteamento Assimétrico ou Roteamento nPath. O endereço IP da fonte do cliente é preservado. O tráfego de retorno a partir do ToolsControl vai diretamente para o cliente. A DSR deve ser utilizada para todos os tráfegos a partir das e para as ferramentas. Dependendo do equipamento utilizado, o DSR deve ser configurado para as seguintes portas nessas ferramentas:

  • Ferramentas herdadas da Atlas Copco, por exemplo, a STB, a SRB, a TBP, o STwrench, e o MWR. Essas ferramentas utilizam a porta UDP 6677.

  • As ferramentas da Atlas Copco IxB, por exemplo, a ITB e a ICB. Essas ferramentas utilizam as portas TCP 62000–62020.

  • Ferramentas com fio da Atlas Copco com PFS. Essas ferramentas enviam dados por meio da porta TCP 61201 e recebem dados por meio da porta TCP 61401.

  • Acessórios da Atlas Copco, por exemplo, Selector 6, I/O Hub e CAN converter. Esses acessórios utilizam a porta TCP 25000.

Verificações da Integridade

Verificações da Integridade independentes devem ser criadas para os dois balanceadores: um para a NAT e um para o DSR. Ambas as verificações da integridade devem observar a integridade de todos os nós (servidores back-end) no cluster. O tráfego deve ser roteado somente para nós que estejam íntegros.

Verificação da integridade da NAT

Para detectar a disponibilidade de servidores back-end para o tráfego TCP que não seja DSR, confirme se o balanceador de carga pode realizar verificações de integridade baseado nas seguintes informações:

Seção

Valor

Protocolo

HTTP

Porta

80 ou 443

Caminho

/

Resposta do HTTP OK

200

Tipo de solicitação

HEAD ou GET

Algoritmo de balanceamento de carga

Por exemplo, qualquer round robin ou conexões com menos peso

Verificação da Integridade do DSR

Para detectar a disponibilidade de servidores back-end para o tráfego de equipamentos Atlas Copco, confirme se o balanceador de carga pode realizar verificações de integridade de carga baseado nas seguintes informações. Apenas uma verificação de integridade é necessária, independentemente da porta e do tipo de equipamento em uso:

Seção

Valor ou informação

Protocolo

UDP

Porta

6677

O conteúdo de pacotes UDP

O conteúdo pode estar vazio ou iniciar com a cadeia de caracteres "HEALTH CHECK"

A resposta de um servidor íntegro

Os servidores íntegros não respondem

A reposta de um servidor não íntegro

Os servidores não íntegros respondem com “Destino Inatingível” no ICMP.

Tráfego do DSR

Em um determinado momento, somente um servidor estará íntegro, o que significa que todo tráfego do DSR deve ir para este servidor.

Política de planejamento

A política de planejamento não importa, pois somente um servidor está disponível.