Configurando E/S
O Diagnóstico de E/S é utilizado para solucionar problemas com o hardware externo e para testar a configuração. É possível ao operador solucionar problemas envolvendo uma estação cujo comportamento não está correto. O comportamento de uma estação não é apenas definido por seu software, hardware ou configuração, mas pelo estado decorrente da combinação de todas as suas entradas e saídas. Portanto, é sempre útil obter uma visão geral dos estados das entradas e saída, o que pode, por exemplo, ajudar a encontrar os problemas a seguir:
Mau funcionamento do hardware nos acessórios (lâmpadas/cabos/botões etc.)
Suspeita de que as entradas não são recebidas de maneira adequada dos sistemas ao redor.
Suspeita de que as saídas não são enviadas de maneira adequada aos sistemas ao redor.
Para acessar a função Diagnóstico de E/S :
Selecione um controlador no espaço de trabalho Estrutura da planta .
Selecione estação virtual na barra de Menu do espaço de trabalho do controlador.
A área do espaço de trabalho exibe uma lista de estações virtuais no controlador. A lista fica vazia, se não forem criadas estações virtuais.
Clique duas vezes no nome de uma estação virtual para abrir uma configuração de estação virtual existente ou clique Adicionar para criar uma nova.
O espaço de trabalho exibe os menus, inclusive Acessórios atribuídos àquela estação virtual específica.
Selecione a caixa de seleção do dispositivo a ser diagnosticado. O dispositivo precisa estar no status Conectado.
Selecione Diagnosticar.
A função Diagnóstico de E/S possibilita Monitorar sinais de entrada e saída, enviados ou recebidos do dispositivo selecionado. É também possível manipular as informações por meio do modo Forçado .
O Diagnóstico de E/S pode ser utilizado no seguinte:
GUI do controlador
GUI da Web
ToolsTalk
Modo Diagnóstico | Ativa o modo Monitorar ou o modo Forçado . Modo Monitorar: No modo Monitorar é possível visualizar o status de todos os campos configurados nos sinais de entrada e saída, enviados e recebidos do dispositivo. Sempre que houver uma alteração em um sinal, a visualização é atualizada. Modo Forçado: No modo Forçado, os sinais são congelados em seu estado atual e será possível manipulá-los a partir do cliente. O operador pode agora ativar e desativar cada um dos sinais. A mudança do valor de um sinal no modo Forçado propaga-se imediatamente até o controlador. Ao sair do modo Forçado, todos os sinais forçados serão definidos conforme os seus valores reais, ou seja, os valores que tinham antes de serem forçados. |
Componente | A coluna Componente lista as partes do dispositivo onde devem ser conectados os sinais de entrada/saída. |
Sinal | Lista de sinais configurados para o dispositivo selecionado. Se nenhum sinal for configurado, o campo exibe o texto "Nenhum". |
Somente uma única sessão de diagnóstico pode estar ativa por vez e somente um único dispositivo por vez pode estar no estado de diagnóstico. Se Diagnóstico já estiver em uso, um mensagem informativa é exibida na tela.