Introdução ao Aperto em Múltiplas Etapas

Um aperto em múltiplas etapas é um aperto realizado em diversas etapas. O número de etapas e o tipo de etapas varia em função do aperto a ser realizado.

Com frequência, um aperto em múltiplas etapas e executado com muitas ferramentas em paralelo, por exemplo, para apertar os cinco parafusos que prendem uma roda a um carro. Para garantir que o aperto seja realizado da forma adequada, todas as ferramentas devem operar de maneira sincronizada, de modo que possam atingir o mesmo torque aproximadamente no mesmo momento.

Para ter certeza de que esta sincronização ocorre, o programa de múltiplas etapas usa pontos de sincronização. Em um ponto de sincronização, toda ferramenta para. Quando todas as ferramentas tiverem atingido o ponto de sincronização, as ferramentas continuam com a próxima etapa até que cheguem ao próximo ponto de sincronização.

O número de etapas entre os pontos de sincronização é flexível e pode variar de 1 a 10. Não é necessário que os programas de múltiplas etapas que operam em diferentes ferramentas tenham o mesmo número de etapas entre os pontos de sincronização. Um programa de aperto:em múltiplas etapas é altamente configurável e o aspecto real de diferentes programas de múltiplas etapas pode variar totalmente.

Exemplo: Selecionar programa de aperto

Pos

 

A

A Etapa 1 e 2 unem a ferramenta ao parafuso.

B

Um rápido rundown é feito na Etapa 3.

C

A Etapa 4 e 5 executam o aperto propriamente dito

D

A Etapa 6 é utilizada para liberar o soquete do parafuso.

Restrições
Restrições são utilizadas de modo a assegurar que o aperto pare caso ocorra algo inesperado. As restrições podem, por exemplo, testar se uma definição de torque máximo não foi atingida ou se parte de um aperto em múltiplas etapas não demora demais para ser executado. Cada etapa pode ter até quatro restrições.

Monitores
Monitores são utilizados para verificar se o aperto foi realizado de acordo com a especificação. Podem ser, por exemplo, limites de ângulo ou limites de torque. Cada etapa pode ter até quatro monitores.

Modo Sinc.
Com o modo de sinc., é possível executar diferentes programas de aperto em diferentes ferramentas ao mesmo tempo. A principal função do modo de sinc. é definir as ferramentas que devem ser incluídas em um aperto sincronizado, especificando o programa de aperto a ser executado por cada uma das ferramentas.

Gerenciamento de rejeições
Se algo errado ocorrer em um programa de aperto, o programa pode realizar um reparo ou pode ser cancelado.

O gerenciamento de rejeições funciona assim: quando todas as ferramentas tiverem atingido um ponto de sincronização, o status de cada ferramenta e o status total são avaliados. Se todos os canais do ponto de sincronização estiverem OK, o programa avança para a próxima etapa. Se algo estiver NOK, o programa realizará o reparo ou será cancelado, de acordo com a ação determinada.