Configurando Variáveis do CEP

  1. Selecione um controlador no espaço de trabalho Plant Structure (Estrutura da Planta) e, depois, selecione Statistics (Estatísticas) na barra de menu.

  2. A seção Variable Configuration (Configuração Variável) contém uma lista de Variable Configurations (Configurações Variáveis).

    • Para criar uma Variable Configuration (Configuração Variável), selecione Add... (Adicionar) no canto superior direito da seção.

    • Para excluir uma Variable Configuration (Configuração variável), selecione a configuração (também é possível selecionar mais de uma configuração) Modify (Modificar) > Delete (Excluir) no canto superior direito da seção.

    • Para atualizar uma Variable Configuration (Configuração Variável), clique duas vezes na configuração.

Configuração variável

Informação

Description (Descrição)

Name (Nome)

O nome da variável.

Virtual Station (Estação virtual)

A Estação Virtual em que os resultados de aperto são gerados.

(Tightening Program) Programa de Aperto

O programa de aperto de múltiplas etapas da variável.

O Programa de Aperto deve ser um Programa de Múltiplas Etapas.

Monitor (Monitorar)

Selecione o aspecto do resultado de aperto que deseja monitorar no cálculo:

  • Etapa Monitorar pico de torque

  • Etapa Monitorar ângulo

  • Final torque (Torque final)

  • Final angle (Ângulo final)

  • Programa Monitorar torque

  • Programa Monitorar ângulo

Se o usuário utilizar os relatores de resultado, é possível produzir efeitos nos valores de monitoramento a seguir: Final torque (Torque Final) e Final angle (Ângulo Final).

Step Number (Número da etapa)

Especifica o número da etapa.
(Disponível somente quando Step monitor peak torque (Etapa Monitorar pico de torque) ou Step monitor angle (Etapa Monitorar ângulo) é selecionado para Monitor (Monitorar).)

Definir os limites a seguir:

Limite de Tolerância

Informação

Description (Descrição)

Lower Tolerance Limit (Limite de Tolerância Inferior)

Limite de tolerância inferior para valor monitorado. Utilizado no cálculo dos valores de Cp, Cpk, bem como para a representação dos limites de tolerância nos gráficos de resultados do CEP.

Upper Tolerance Limit (Limite de Tolerância Superior)

Limite de tolerância superior para valor monitorado. Utilizado no cálculo dos valores de Cp, Cpk, bem como para a representação dos limites de tolerância nos gráficos de resultados do CEP.

Índices de Capacidade

Informação

Description (Descrição)

Cp

A capacidade do processo. O número de vezes que a dispersão do processo está dentro da largura da tolerância (Upper tolerance limit (Limite de tolerância superior) - Lower tolerance limit(Limite de tolerância inferior)). Quanto maior o valor de Cp, melhor o processo.

Cpk

A capacidade do processo corrigido para a posição. Não é muito útil ter um índice Cp alto se a configuração do processo está muito descentralizada em relação ao meio do intervalo de tolerância. Um índice Cpk alto significa, então, que você tem um bom processo, com uma pequena dispersão em relação à largura de tolerância, e também que está bem centralizado no intervalo (Upper tolerance limit (Limite de Tolerância Superior) - Lower tolerance limit (Limite de Tolerância Inferior)). Se Cpk for igual a Cp, o processo está ajustado para produzir exatamente no meio do intervalo de tolerância.

Limites de Controle

Informação

Description (Descrição)

Auto calculate (Cálculo automático)

Se definido como On (Ligado), os limites de controle são calculados automaticamente.
Se definido como Off (Desligado), defina os limites a seguir:

  • Mean (Média)

  • Range (Intervalo)

  • Sigma

Upper control limit (Limite de controle superior)

Limite de controle superior para valores de subgrupo calculados. Usado na representação de limites nos gráficos de resultados do CEP.

Lower control limit (Limite de controle inferior)

Limite de controle inferior para valores de subgrupo calculados. Usado na representação de limites nos gráficos de resultados do CEP.