Tipos de Dados de Fieldbus
Cada Fieldbus possui sua própria capacidade em relação à quantidade de dados que pode transmitir pelo barramento.
Dados cíclicos: Dados cíclicos (também chamados de dados "implícitos" ou "essenciais") são tipicamente dados/processos de PLC, como sinais de Início, Parada, OK, NOK e assim por diante. As transferências de dados cíclicos ocorrem regularmente (por exemplo, 100ms) entre o Fieldbus-mestre e o controlador e devem ser atualizadas com a maior frequência possível, pois contém comandos essenciais para a operação.
Dados acíclicos: Os dados acíclicos (também chamado de "informação") são normalmente dados de aperto. Dados acíclicos ficam fora do mapeamento do Fieldbus de dados cíclicos e uma transferência de dados acíclicos ocorre somente mediante uma solicitação do Fieldbus-mestre para o controlador.
Dados Assíncronos: Os dados assíncronos são dados de aperto que fazem parte da transferência de dados cíclicos e são parte do mapeamento, e são destinados àqueles tipos de Fieldbus incompatíveis com dados acíclicos (CC link). A função de dados assíncronos pode ser usada para envio dos resultados de aperto com os dados cíclicos em pacotes através do Fieldbus para o PLC. O PLC, então, junta todos os pacotes em um único resultado de aperto. Os dados assíncronos do controlador são comunicados com o sinal de E/S Dados Assíncronos do Fieldbus do PF e os dados assíncronos são comunicados ao controlador com o sinal de E/S Dados Assíncronos do Fieldbus para o PF. Esses sinais são utilizados para o Handshake dos dados assíncronos, que é o mesmo tipo de Handshake realizado com dados acíclicos. O tamanho dos Dados Assíncronos do Fieldbus do PF pode ser considerado como o tamanho da instância ou tamanho do registro e indica quantos bytes de dados são transferidos para cada solicitação de Handshake de dados assíncronos.
Por exemplo, se a configuração do total de dados acíclicos for 1024 bytes e Dados Assíncronos para o PF estiver definido como 64 bytes, o total de dados assíncronos de 16 x 64 bytes será enviado todas as vezes. Ou seja, para cada solicitação do PLC, o controlador preenche osDados Assíncronos do Fieldbus para o PF com os próximos 64 bytes do total de dados assíncronos.
Teoricamente, ao definir o comprimento dos Dados Assíncronos de Fieldbus de PF como 2 bytes, é possível enviar até 32k bytes de dados (que exigirão 16K solicitações de dados).