Configurando E/S
O Diagnóstico de E/S é utilizado para solucionar problemas com o hardware externo e para testar a configuração. É possível ao operador solucionar problemas envolvendo uma estação cujo comportamento não está correto. O comportamento de uma estação não é apenas definido por seu software, hardware ou configuração, mas pelo estado decorrente da combinação de todas as suas entradas e saídas. Portanto, é sempre útil obter uma visão geral dos estados das entradas e saída, o que pode, por exemplo, ajudar a encontrar os problemas a seguir:
- Mau funcionamento do hardware nos acessórios (lâmpadas/cabos/botões etc.) 
- Suspeita de que as entradas não são recebidas de maneira adequada dos sistemas ao redor. 
- Suspeita de que as saídas não são enviadas de maneira adequada aos sistemas ao redor. 
Para acessar a função Diagnóstico de E/S :
- Selecione um controlador no espaço de trabalho Estrutura da planta  . .
- Selecione estação virtual  na barra de Menu do espaço de trabalho do controlador. na barra de Menu do espaço de trabalho do controlador.- A área do espaço de trabalho exibe uma lista de estações virtuais no controlador. A lista fica vazia, se não forem criadas estações virtuais. 
- Clique duas vezes no nome de uma estação virtual para abrir uma configuração de estação virtual existente ou clique Adicionar para criar uma nova. 
- O espaço de trabalho exibe os menus, inclusive Acessórios atribuídos àquela estação virtual específica. 
- Selecione a caixa de seleção  do dispositivo a ser diagnosticado. O dispositivo precisa estar no status Conectado. do dispositivo a ser diagnosticado. O dispositivo precisa estar no status Conectado.
- Selecione Diagnosticar. 
A função Diagnóstico de E/S possibilita Monitorar sinais de entrada e saída, enviados ou recebidos do dispositivo selecionado. É também possível manipular as informações por meio do modo Forçado .
O Diagnóstico de E/S pode ser utilizado no seguinte:
- GUI do controlador 
- GUI da Web 
- ToolsTalk 

| Modo Diagnóstico | Ativa o modo Monitorar ou o modo Forçado . Modo Monitorar: No modo Monitorar é possível visualizar o status de todos os campos configurados nos sinais de entrada e saída, enviados e recebidos do dispositivo. Sempre que houver uma alteração em um sinal, a visualização é atualizada. Modo Forçado: No modo Forçado, os sinais são congelados em seu estado atual e será possível manipulá-los a partir do cliente. O operador pode agora ativar e desativar cada um dos sinais. A mudança do valor de um sinal no modo Forçado propaga-se imediatamente até o controlador. Ao sair do modo Forçado, todos os sinais forçados serão definidos conforme os seus valores reais, ou seja, os valores que tinham antes de serem forçados. | 
| Componente | A coluna Componente lista as partes do dispositivo onde devem ser conectados os sinais de entrada/saída. | 
| Sinal | Lista de sinais configurados para o dispositivo selecionado. Se nenhum sinal for configurado, o campo exibe o texto "Nenhum". | 

Somente uma única sessão de diagnóstico pode estar ativa por vez e somente um único dispositivo por vez pode estar no estado de diagnóstico. Se Diagnóstico já estiver em uso, um mensagem informativa é exibida na tela.