Estratégia TensorPulse
Antes de usar a etapa de aperto do Tensor Pulse, é obrigatório que o tipo de licença a seguir seja instalado no controlador:
Low Reaction Strategies (Estratégias de Baixa Reação)
TensorPulse é válido somente para as ferramentas a seguir: ETV-STR61-100-13, ETV-STR61-70-13 e ETV-STR61-50-10.
Essa etapa gera pulsos de aperto no sentido de avanço, até ser atingido o torque-alvo.
Se a etapa de aperto do TensorPulse estiver em execução, use o soquete/adaptador PulseDrive necessário.
Se a etapa de aperto do TensorPulse for executada sem o soquete/adaptador PulseDrive, todos os apertos serão NOK. O erro de etapa “PulseDrive socket/adapter not detected” (Soquete/adaptador PulseDrive não detectado) é mostrado quando não há soquete/adaptador PulseDrive.
O princípio a seguir é aplicável a ferramentas elétricas diretamente acionadas. Aplica-se às ferramentas da série SRB da Atlas Copco.
O aperto por pulsos utiliza como técnica a pulsação da corrente elétrica no motor e apresenta duas características distintas:
Uma corrente de ação que adiciona torque positivo no sentido do torque.
Uma corrente de reação que cria uma reação confortável ao aplicar um torque reverso.
A | Pulso de ação para a aplicação da força de aperto. |
B | Pulso de reação para proporcionar conforto |
A figura mostra o princípio geral de uma estratégia de aperto por pulso de corrente. O detalhe da curva depende ao tipo de ferramenta e do algoritmo de aperto.
O período do pulso é constituído de duas fases, conforme mostrado da figura, com uma corrente de ação e uma corrente de reação. Cada pulso de ação adiciona torque ao aperto até que o alvo final seja atingido. Cada pulso de reação cria uma força contrária que fornece uma reação que proporciona conforto.
O nível de energia da fase de ação e o da fase de reação são parâmetros configuráveis. A combinação desses dois parâmetros cria uma perto eficiente e também proporciona conforto ao operador.