Procedimento de Operação do Tensor
(Entre em contacto com a Atlas Copco se precisar de assistência adicional).
Pressurize o sistema inicialmente a 70 barg (1000 Lb/in²) e verifique o manômetro na unidade da bomba hidráulica para garantir que a pressão esteja estável.
Se a pressão cair, libere a pressão hidráulica do sistema para zero e verifique se há vazamentos.
Quando o sistema estiver em pressão zero, aperte todas as conexões que apresentem vazamento.

Todas as investigações, manutenções ou trabalhos de reparo de vazamento devem ser realizados quando o sistema tensor estiver à pressão zero.
Pressurize o sistema novamente a 70 bar (1000 Lb/in²) e, quando a pressão estiver estável e sem vazamentos, continue a pressurizá-lo até a pressão hidráulica necessária.
Monitore continuamente o tensor quanto ao excesso de curso do pistão, conforme indicado pelo indicador vermelho de curso.
Se o indicador vermelho de curso aparecer antes que a pressão hidráulica necessária seja atingida, prossiga para as etapas (9) e (10) e reinicie o procedimento de tensionamento.
Quando a pressão hidráulica necessária for atingida, pare a bomba, mantendo a pressão do sistema.
Verifique o manômetro na unidade da bomba hidráulica para garantir que a pressão esteja estável.
Quando a pressão hidráulica estiver estável, aproxime-se dos tensores e insira a alavanca redonda fornecida nos orifícios do soquete da porca (se utilizada) ou da porca.
Use a alavanca redonda para girar a porca para baixo, sobre a face da junta. Certifique-se de que a porca esteja totalmente assentada na face da junta.
Aplique força na alavanca redonda para garantir que a porca esteja firmemente assentada.
Libere a pressão hidráulica do sistema para zero.
Se os pistões estiverem próximos de sua posição totalmente estendida, o sistema Airbac-S os empurrará para a posição de curso zero, quando a pressão hidráulica for liberada.
Se for necessária assistência para retornar o pistão, use uma barra de pega (tommy) inserida nos insertos roscados e gire os pistões para baixo até a posição de curso zero.