Visão Geral das Licenças

A configuração de recursos regida pelas licenças pode ser realizada mesmo na ausência de uma licença instalada. Por exemplo, a configuração de programas de aperto e a configuração de programas de Múltiplas Etapas É possível também atribuir essas funções a uma ferramenta ou estação virtual. Executar o recurso sem uma licença válida, necessitará, no entanto, da instalação da licença adequada.

O cumprimento da licença é realizado em duas fases: atribuição e tempo de execução (gatilho pressionado). Se um recurso para o qual não haja licença instalada for atribuída a uma Estação Virtual, aparecerá um ponto de interrogação vermelho na Visualização da Estação Virtual no ToolsTalk 2. O GUI do controlador também mostrará um triângulo de advertência na seção Ferramenta ou Tarefa (dependendo do que esteja faltando). Se um recurso para o qual não há licença instalada for iniciado (ou seja, um gatilho pressionado), será apresentado ao usuário um evento informando o usuário sobre que licença está faltando. Não será possível prosseguir sem uma licença correta instalada.

Na maioria dos casos, executar um recurso não licenciado resulta no bloqueio de uma ferramenta.

Muitos recursos e funções no controlador precisam de licença para serem atribuídos e usados em uma estação virtual. Há quatro tipos de licença:

Tipo de estação virtual

Conjunto fixo de recursos agrupados em um único pacote. O Tipo de Estação Virtual determina, entre outras coisas, que ferramentas podem ser executadas, quantos programas e sequências podem ser usadas, que estratégias de aperto estão disponíveis, e o tipo de relatório pode ser realizado. Os recursos contidos em cada Tipo de Estação Virtual são recursos que são usados com frequência em conjunto uns com os outros, ou que têm interdependência interna que necessita da presença de outros recursos no pacote. Tipos de Estação Virtual são atribuídos em sua totalidade a uma estação virtual. A estação virtual pode, assim, usar todos os recursos contidos no Tipo de Estação Virtual. Para que uma Estação Virtual possa realizar apertos, é necessário que uma licença de Tipo de Estação Virtual seja atribuída à Estação de Trabalho. Dependendo do tipo de licença, várias opções de aperto serão ativadas ou bloqueadas.

Tipo de Funcionalidade de Sincronização

Funciona da mesma maneira, conforme descrito em Tipo de Estação Virtual, mas utilizado para sistemas fixos. Para poder executar diversas ferramentas em uma estação virtual, cada ferramenta necessita de uma licença de funcionalidade de sincronização.

Recurso Estação virtual

Recursos individuais que podem complementar Tipos de Estação Virtual. Muitos recursos podem ser comprados como uma única licença.

Recurso Controlador

Recursos de controladores em geral. São recursos atribuídos a um controlador e que, uma vez atribuídos, podem ser usados por todas as estações virtuais naquele controlador.