Etapa de aperto

A disponibilidade de etapas de aperto, monitores e restrições depende das licenças instaladas no controlador.

Parâmetros Gerais

Os seguintes parâmetros de etapa são comuns a todos os tipos de etapa. Os parâmetros são definidos na janela Propriedades da etapa, exibida ao selecionar uma etapa no programa de aperto.

Parâmetro

Descrição

Nome

Nome da etapa.

Direção rotacional

Cada uma da etapas de aperto pode funcionar tanto em avanço, para realizar um aperto como em reverso, para desapertar um pouco o parafuso. As setas indicam esses sentidos. Muitas das etapas de aperto apresentam um sentido embutido em código para avanço, por exemplo, Apertar conforme o Ângulo ou Apertar conforme o Torque. Etapas como Desapertar conforme o Ângulo ou Desapertar conforme o Torque têm o seu sentido automaticamente definido como reverso.

O ajuste em reverso não é permitido para ferramentas configuradas com Acessório Frontal com Engrenagem (GFA) do tipo boca aberta. O sentido de aperto do programa de aperto deve ser o mesmo que o sentido de aperto da ferramenta de boca aberta para que um aperto tenha a permissão de ser executado. É possível atribuir um programa de desaperto a um programa de aperto para uma ferramenta de boca aberta, mas se a chave seletora de sentido for definida para executar um programa de desaperto, a ferramenta será bloqueada.

Categoria da etapa

Para cada etapa, há uma opção para escolher uma categoria de etapa. Ao se selecionar categoria de etapa, os apertos NOK serão listados na visualização de resultados do evento juntamente com os respectivos status detalhados com as informações correspondentes de erro de múltiplas etapas. Se não for realizada uma seleção, o status detalhado será definido como "erro de múltiplas etapas sem classificação". O respectivo status detalhado pode ser personalizado.

Janela de ângulo

Uma junta é considerada Rígida se os parafusos forem apertados até o torque integral e giram 30 graus (ou menos) após serem apertados até o seu ponto de encosto. Uma junta Flexível gira 720 graus ou mais após ter sido apertada até o seu ponto de encosto. O parâmetro de rigidez define a Janela de ângulo para o cálculo do gradiente. Quanto mais rígida a junta menor a janela de ângulo.

Rampa / Aceleração de velocidade (disponível somente no ToolsTalk 2)

Para a maioria das etapas é possível especificar como deve ser atingida a aceleração até a velocidade-alvo. São possíveis três definições diferentes: Rígida, Flexível e Manual. A aceleração definida será utilizada sempre que uma etapa for iniciada. Independentemente da ferramenta já estar funcionando ou não na velocidade do início da etapa, a rampa será utilizada para acelerar até a velocidade-alvo da etapa. Esse será o caso mesmo que a velocidade no início da etapa seja mais alta ou mais baixa que a velocidade-alvo.

Modo Rampa de velocidade - Rígida e Flexível

  • Rígida: 2000 rpm/s (Rampa de velocidade entre 1000 e 10000 rpm/s é uma Aceleração rígida.)

  • Flexível: 500 rpm/s (Rampa de velocidade entre 200 e 1000 rpm/s é uma Aceleração flexível.)

Modo Rampa de velocidade - Manual

  • Velocidade:

    • Valor-padrão: 60 rpm

    • Limite mínimo: ≥ 0

    • Limite máximo: ≤ Velocidade Máx. da Ferramenta

  • Aceleração:

    • Valor-padrão: 500 rpm/s

    • Limite mínimo: ≥ 0

    • Limite máximo: ≤ Aceleração Máx. da Ferramenta

Utilizando mudanças de velocidade

Acionamentos de ângulo e acionamentos de torque de 1 a 5 podem ser definidos durante uma etapa, em que a velocidade será alterada.

Em uma etapa, todos os disparos de mudança de velocidade se baseiam na mesma propriedade, seja torque ou ângulo, que não podem ser misturadas em uma única etapa.

Os Disparos de torque e Disparos de ângulo devem ser memores que o alvo da etapa, dependendo do tipo da etapa e do tipo de disparo.

O Disparo de torque e Velocidade de torque também são validados em relação ao Torque máx. e à Velocidade máx. da ferramenta. Uma luz de sinalização de alerta ou erro ocorre sempre que as definições de Mudança de velocidade excedam tanto os valores máx. da ferramenta ou valores máx. da etapa.

Os Disparos de torque e Disparos de ângulo devem ser memores que o alvo da etapa, dependendo do tipo da etapa e do tipo de disparo.

O Disparo de torque e Velocidade de torque também são validados em relação ao Torque máx. e à Velocidade máx. da ferramenta. Uma luz de sinalização de alerta ou erro ocorre sempre que as definições de Mudança de velocidade excedam tanto os valores máx. da ferramenta ou valores máx. da etapa.

É possível enviar as definições por Push à ferramenta quando um programa de aperto apresenta um alerta, mas não quando um programa de aperto apresenta uma luz de sinalização de erro (falha).

As mudanças de velocidade podem ser adicionadas no campo Configuração. Para adicionar uma mudança de velocidade:

Na caixa de diálogo de uma etapa que pode ter mudança de velocidade, selecione Adicionar mudança de velocidade. Em seguida, selecione um intervalo de ângulo ou um intervalo de torque.
Os campos Ângulo/Torque de mudança de velocidade se abrem. Adicione valores de acordo com a tabela abaixo:

 

  • Disparo de Ângulo/Torque: Deve ser > 0

  • Velocidade: Deve ser > 0

  • Tipo da rampa de velocidade: Rígida ou flexível

Tipo de freio

O comportamento de frenagem de um programa de aperto de múltiplas etapas pode ser controlado em dois possíveis locais no programa: em uma etapa que precede uma inversão de sentido do aperto e/ou na etapa final do programa de aperto. Em outros locais no programa de aperto de múltiplas etapas, os parâmetros de frenagem não estarão disponíveis nas definições gerais da etapa. A frenagem pode ser definida tanto como Ergo stop ou Inércia. Inércia freará totalmente a ferramenta, enquanto Ergo stop permitirá uma redução mais ergonômica do aperto.

Inércia não apresenta parâmetros adicionais.

Parâmetros da Parada ergonômica:

  • Freio adaptável: Defina o Freio adaptável em Ativo ou Desativado

  • Tempo de rampa: Somente disponível quando Freio adaptável é definido como Desativado. Insira o tempo em ms.

As etapas de aperto a seguir não são compatíveis com ferramentas configuradas com um Acessório Frontal com Engrenagem (GFA) do tipo boca aberta:

  • A - Apertar conforme Ângulo / Desapertar conforme Ângulo

  • TrR - Desapertar até liberar acionador

  • T - Apertar conforme o Torque / Desapertar conforme o Torque

  • E - Engatar

  • SR - Liberação de soquete

  • DT - Apertar conforme o DynaTork

  • TPT - Apertar conforme o Torque / Desapertar conforme o Torque em TensorPulse

  • T - Apertar conforme o Torque / Desapertar conforme o Torque em Impulse

Definições de Gráficos

Quando a configuração de gráficos é ativada no nível de programa, a resolução do gráfico pode ser configurada em nível de etapa. A definição para Definição de Gráficos define como a amostragem deve ser realizada em cada etapa específica.

Parâmetro

Descrição

Definição de Gráficos

  • Programa:: Use as definições, conforme definido em nível de programa.

  • Manual: O tipo de gráfico da amostra do nível de programa será usado, ou seja, Tempo ou Ângulo. Usar uma velocidade de amostra diferente substituirá a definição no nível de programa.

Tempo da Amostra

Escolha o tempo da amostra na lista suspensa (0,25 - 1.000 ms)

Ângulo da Amostra

Escolha o ângulo da amostra na lista suspensa (0,25 - 20 graus)

Com esse registro de gráfico a velocidade das amostras não será a mesma em todas as etapas, em vez disso, a velocidade da amostra depende da configuração em cada etapa. Isso significa que o gráfico é subdividido em um único gráfico para cada etapa.

O número máximo de amostras em um gráfico é igual a 4.096.

Se um aperto gera mais do que 4.096 valores, ocorrerá uma redução de amostras. Isso é obtido com a remoção de cada amostra secundária do gráfico de todo o aperto e quando continua o registro com metade da resolução. Esse processo será repetido a cada vez em que é atingido o limite de o limite de 4.096 amostras.

Caso mais de 2048 no total forem registradas, este processo resultará em um gráfico entre 2048 e 4096 amostras.

Caso o limite de 4096 amostras for atingido, os tempos de amostragem de gráfico configurados não serão mais seguidos. Em vez disso, os tempos de amostragem serão dobrados ou quadruplicados etc., dependendo de quantas vezes a redução de amostras ocorreu. Após as todas as etapas passarem pela redução de amostras, a relação entre as etapas ainda permanece a mesma. Caso uma etapa seja configurada com o dobro do tempo de amostragem em relação a outra etapa, isso ainda será o caso no gráfico final, independentemente de quantas vezes a redução de amostragem ocorreu.

Caso mais de 4096 amostras sejam registradas, os tempos de amostragem de gráfico configurados não serão mais seguidos. Em vez disso, os tempos de amostragem serão dobrados ou quadruplicados etc., dependendo de quantas vezes a redução de amostras ocorreu. Após as todas as etapas passarem pela redução de amostras, a relação entre as etapas ainda permanece a mesma. Caso uma etapa seja configurada com o dobro do tempo de amostragem em relação a outra etapa, isso ainda será o caso no gráfico final, independentemente de quantas vezes a redução de amostragem ocorreu.

Canal de gráficos

Observação

Torque

Disponível para todas as ferramentas equipadas com transdutor de torque

Angular

Disponível para todas as ferramentas

Segundo de Torque

Disponível somente para ferramentas com dois transdutores de torque

Segundo de Ângulo

Disponível somente para ferramentas com dois transdutores de ângulo

Corrente

Disponível para todas as ferramentas

Gradiente

Disponível se alguma etapa/restrição/monitor gerar valores de gradiente.

Ferramentas disponíveis para cada tipo de sistema

Power Focus 6000 / Power Focus 8

Aperto no Power Focus 6000 Synchronized / Aperto no Power Focus 8 Synchronized

Flex

IxB

ST

ST

QST

IxB

STR

STR

SL

QST

QST

STB

IxB

Power Focus Connect