Aba Trabalhando com a Estação Virtual
A aba Estação virtual  fica localizada na barra de menu do controlador, quando um controlador for selecionado na Estrutura da planta
 fica localizada na barra de menu do controlador, quando um controlador for selecionado na Estrutura da planta 
Uma estação virtual é uma abstração do software de um controlador. Em um controlador é possível criar diversas estações virtuais. Cada estação virtual se comporta como um controlador. As várias configurações podem ser designadas a estações virtuais, conforme a necessidade.
É possível selecionar, designar configurações de acessórios, designar uma ferramenta, monitorar e manipular sinais de entrada e saída por meio de diagnósticos e definir parâmetros de protocolos de comunicação no menu Estação virtual. O ícone Estação virtual fica disponível a um FlexController e a um Power Focus 6000.

O conceito da estação virtual não é válido para um FlexController. A arquitetura do software é mantida para ambos os tipos de controlador e, por isso, a estação virtual é exibida na interface FlexController .

Recursos do controlador, como Estratégias de Aperto de Baixa Reação e funções gerais do controlador, entre outros, precisam de licença distribuída por meio do Sistema de Gerenciamento de Funcionalidade (FMS). Embora a configuração de recursos seja possível sem licenças específicas, a atribuição e utilização de tais recursos exigirão que seja instalada a licença correta no controlador. Consulte Licenças (FMS) para informações mais detalhadas sobre licenças.
- Visão Geral da Estação Virtual
- Estação Virtual - Propriedades
- Designando tipos de licença e recursos a uma Estação virtual
- Atribuindo uma Tarefa a uma Estação Virtual
- Estação Virtual - Protocolos
- Mapeamento de Fieldbus em uma Estação Virtual
- Atribuindo Acessórios a uma Estação Virtual
- Cancelando a Atribuição de um Acessório em uma Estação Virtual
- Atribuindo uma Configuração Geral da Estação Virtual