Monitoramento da pressão do ar, Sinal S1 RE
Ferramentas de montagem pneumáticas com função de relatório fornecem um sinal pneumático que indica que parte do ciclo de aperto a ferramenta alcançou através de variações na pressão do ar.
No Controlador RE, os temporizadores de caixa são disparados quando certos níveis de pressão são atingidos:
O nível de pressão 1 (P1) dá partida a um temporizador que verifica se o ciclo de aperto não está muito curto.
O nível de pressão 2 (P2) dá partida a um temporizador que verifica o tempo gasto desde quando a embreagem é liberada até quando o operador libera o gatilho, de modo a garantir que não seja demasiadamente curto.
O controlador mede a pressão diferencial sobre o motor.
Deve-se observar que o sistema não mede o torque! A verificação regular do torque instalado/produção de torque da ferramenta deve ser feita separadamente.
O Controlador RE verifica a pressão da linha de ar. Um dos problemas mais comuns nos sistemas de linha de ar são as variações de pressão. Se a pressão cai muito, a ferramenta pode parar e/ou o torque não ficar correto. Se a pressão cair muito, o Controlador RE dará um sinal.
O Controlador RE alertará o operador quando detectar:
-
Fixadores perdidos
-
Desligamento prematuro da ferramenta
-
Roscas retiradas
-
Roscas cruzadas
-
Reapertos
-
Queda no suprimento de ar
A pressão de ar no interior da ferramenta é medida por meio de uma pequena mangueira (ver acessórios opcionais - Kit de sinal RE) e convertida em sinal digital. Esse sinal é processado no Controlador RE. O Controlador RE fornece feedback visual e de áudio instantâneo ao operador, indicando se o aperto está ou não ok.
Para obter mais informações, consulte o folheto 9833 1358 01.