Manutenção do Tensionador

Sempre use proteção resistente a impacto para os olhos e o rosto quando trabalhar com ou perto da ferramenta em operação, em reparos ou manutenção ou durante uma troca de acessórios.

Desconecte a fonte de alimentação e despressurize o sistema hidráulico antes de desconectar ou conectar mangueiras, conexões ou acessórios ou ajustar ou desmontar a ferramenta.
Durante a montagem e manutenção das ferramentas de tensionamento, os componentes rosqueados deverão ser lubrificados e protegidos com uma fina camada de composto antiengripante, como Copaslip or Molyslip, a fim de evitar a formação de oxidação nas roscas e, além disso, evitar que os componentes rosqueados emperrem durante o uso.
Antes da instalação, anéis de vedação, tiras deslizantes de rolamento e anéis raspadores devem ter as bordas principais lubrificadas com uma graxa leve adequada, como a Rocol Aqua Sil. Isso auxiliará na montagem.
A ferramenta deverá ser completamente reformada a cada 12 meses.
Inspecionada em relação a sinais de corrosão. As ferramentas que apresentem evidências de corrosão deverão ser devolvidas à Central do Cliente.
Após cada uso: verifique se há vazamento de óleo na conexão ou nas peças do adaptador. Quaisquer adaptadores e conexões que apresentem vazamentos deverão ser apertadas a 25 Nm. Qualquer adaptador ou conexão que continue a vazar após ser apertada deverá ser trocada.
Os olhais de içamento e as abraçadeiras das ferramentas devem ser verificados antes do uso. Verifique se há trincas ou qualquer outro dano visível. Cintas de içamento ou parafusos-olhais que apresentarem danos não devem ser usados.
A ferramenta não deverá cair ou ser atingida por outros objetos, pois isso poderá causar danos às superfícies de vedação da ferramenta, o que poderá resultar em falha da ferramenta durante o uso.
O revestimento da ferramenta deverá ser inspecionado rotineiramente e verificado em relação à evidência de trincas ou descamações. Recomenda-se que as ferramentas que apresentem evidências de descamações ou trincas sejam devolvidas à Central do Cliente.
Caso tenha dúvidas com relação à adequação operacional, entre em contato com a Central do Cliente da Atlas Copco para orientações.